terça-feira, 29 de outubro de 2013

Ukiyo-e


Ukiyo-e

 

Ukiyo-e, “retratos do mundo”, também conhecido como estampa japonesa, é um estilo de pintura similar à xilogravura desenvolvida no Japão (1603 – 1867). Técnica amplamente difundida através de pinturas executadas com auxilio de blocos de madeira usados para impressão entre os séculos XVIII e XIX.

Ukiyo-e cresceu em popularidade na cultura do Edo (antigo nome de Tóquio) durante a segunda metade do século XVII, tendo originado nas obras monocromáticas de Hishikawa Moronobu na década de 1670. No começo só se usava “tinta indiana”. Aprimorada em meados do século XVIII, acabou sendo adotada por Hozumi Harunobu que desenvolveu a técnica de impressão policrômica.

Foi difundido rapidamente devido a facilidade de reprodução em massa, as obras eram adquiridas principalmente pelos comerciantes burgueses, que não eram ricos o bastante para comprar uma pintura original. O tema original era a vida urbana, atividades e cenas da área do entretenimento: belas cortesãs, lutadores de sumô e atores populares. Mais tarde as paisagens, o sexo figurava constantemente nas pinturas.

Com a abertura para o Ocidente, em 1858, as imagens se difundiram nas coleções privadas Europeias, ganhando prestigio e influenciando a pintura, principalmente dos Impressionistas e pós-impressionistas.

Os artistas do circulo de Manet foram os primeiros a apreciar a beleza das estampas do mestre Hokusai (1760-1849), que representou imagens inesperadas e pouco convencionais, sempre de forma delicada como “Onda côncava do mar profundo” (1820).

 

Fonte:

 
 
 

 
 
Serradores, Katsushika Hokusai
 

Bijin se virando. Pintura sobre seda de Hishikawa Moronobu em formato kakemono.


Gravação no bloco de madeira
 
 
 
Ukiyo-e de Utagawa Toyokuni
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário